sexta-feira, 6 de março de 2015

Salmo 119 - Bete



Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Salmos 119:9)

Para muitos jovens o caminho de Cristo e seguir a sua palavra, não é o suficiente, preferem andar conforme o que o mundo ensina, e trazer tais praticas para dentro dos templos, se tornou cada dia mais normal, o lamentável é que muitos tem se esquecido das palavras de Jesus que disse; Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. (Mateus 7:13-14
)

E assim a pergunta na qual o salmista fez, continuamos a fazer, “com que purificará o jovem o seu caminho?” será com nossos conceitos? Com as coisas deste mundo que irá ser purificado o caminho? De maneira nenhuma! Será apenas observando-o conforme a tua palavra.

Não há outra maneira de purificar o caminho, a não ser segundo a palavra do Senhor, por isso com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. (Salmos 119:10) Essa foi à oração do salmista, de todo o coração buscar ao Senhor, pois somente os mandamentos do Senhor Jesus nos leva a andar pelo caminho certo, para não desviar dos seus preceitos.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)

Esse é o que devemos orar e pedi para o Senhor nos ensinar, esconder a palavra no coração, não é para ser mais sábio do que os outros, nem se gloriar contra o próximo, ou entrar em debates acerca da lei, os quais são inúteis, mas unicamente para não pecar contra Deus.  E disso o salmista sabia que, a única maneira de não pecar contra Deus, era a sua palavra está no coração escondida.

Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. (Salmos 119:12)

A grandeza do Senhor vai além de nosso entendimento, e por isso devemos o exaltar em todo tempo, e pedi para que nos ensine os seus estatutos os quais nos pode levar a alcançar a vida eterna, e assim o jovem poderá ter o seu caminho purificado.

Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. (Salmos 119:13)

Declarar os juízos do Senhor, é o que precisamos, quando temos um coração purificado, e nosso caminho guiado pela palavra do Senhor, a nossa boca falará do que nosso coração estiver cheio, que será dos juízos do Senhor, e assim podemos levar a mensagem da salvação aos que perecem.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. (Salmos 119:14) As riquezas deste mundo, trás certa folga, uma garantia àqueles que possuem de que nada lhes faltará, confiança em si mesmo, e confiança em suas riquezas, mas com os justos não é desta maneira, o seu coração confia inteiramente na lei do seu Deus, tudo que as riquezas oferecem materialmente, e um dia se acaba, Cristo oferece eternamente para aqueles que guardam os seus testemunhos.

Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. (Salmos 119:15)

A reverencia com a palavra do Senhor, muitos hoje não tem se esquecendo da palavra de Deus que nos diz; Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

(Eclesiastes 5:1) E com isso muitos tem se precipitado com a falta de temor a Deus, diferente do salmista, pois a meditação nos mandamentos do Altíssimo, o levava a respeitar o caminho do Senhor, e assim é conosco, entendemos e compreendemos o que nos ensina as escrituras sobre reverencia a Deus, quando somente meditamos em seus preceitos.

Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. (Salmos 119:16)


Recrear-se nos na palavra de Deus, ou seja, se agradar com a sua palavra, é o que precisamos, quando um jovem começa a ter o caminho purificado pela palavra de Deus, o seu divertimento não está no que o mundo oferece, mas sua alegria vem da palavra de Deus, e com isso poderá dizer como o salmista disse; não me esquecerei da tua palavra. 

/Alef da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário