segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sardes - Igreja Morta



E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto. (Apocalipse 3:1

“Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas”, é assim que Cristo se apresenta a igreja de Sardes, em Isaías no capitulo 11 nos deixa claro uma profecia do profeta messiânico que o messias teria “sete espíritos de Deus” os quais seria; e repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Isaías 11:2)  Esta é a sabedoria de Cristo, porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 
(Colossenses 2:9) E as “sete estrelas” ou seja os anjos das igrejas os mensageiros a qual foi enviada as cartas, Cristo tem tudo sob seu controle e o ministro no qual prega a palavra da salvação, saiba que estás sobre o controle de Cristo, até mesmo aqueles no qual blasfemam o caminho da salvação, um dia hão de dar conta diante do Todo Poderoso. 

“Conheço as tuas obras”, podemos ver que em todas as igrejas essa frase Cristo diz a todas, o Senhor Jesus tem conhecimento de todas as coisas e assim não era diferente em Sardes, os seus olhos estava sobre aquele lugar pois suas obras estavam diante de Cristo, “tens nome de que vives, e estás morto”, essa era a situação da igreja de Sardes e de muitas igrejas na atualidade, a “aparência”, pregam, louvam, ministram, evangelizam, mas já morreram! Na igreja de Sardes era isso o que acontecia, pessoas que aparentavam ser cheias do Espirito Santo, mas eram apenas pessoas vazias e mortas espiritualmente, suas obras não eram capazes de faze-las viverem novamente, mas já tinham morrido espiritualmente pois já haviam deixado o caminho de Cristo.
Muitas pessoas hoje, estão desse jeito, já não oram e muito menos leem a palavra, o pecado dominou os seus corações, já não conseguem fugir da aparência do mal, e mergulhados estão no pecado, mas o pior é que muitos estão ativos na casa de Deus. De Sardes restou apenas ruinas e aquela igreja foi destruída, pois é o que acontecera com muitos que morreram e tem levado muitos a morte espiritual. 

 A cidade antiga de Sardes, hoje apenas ruínas perto da atual vila de Sarte na Turquia, considerava-se impenetrável. Foi situada numa rota comercial importante no vale do Hermo, com a parte superior da cidade (a acrópole) quase 500 metros acima da planície, nos rochedos íngremes do vale. Era uma cidade próspera, em parte devido ao ouro encontrado no Pactolos, um ribeiro que passava pela cidade. A cidade antiga fazia parte do reino lídio. Pela produção de ouro, prata, pedras preciosas, lã, tecido, etc., se tornou próspera. Os lídios foram o primeiro povo antigo a cunhar regularmente moedas. Em 546 a.C., o rei lídio, Croeso, foi derrotado pelos persas (sob Ciro o Grande). Soldados persas observaram um soldado de Sardes descer os rochedos e, depois, subiram pelo mesmo caminho para tomar a cidade de surpresa durante a noite. Assim, a cidade inexpugnável caiu quando o inimigo chegou como ladrão na noite! Em 334 a.C., a cidade se rendeu a Alexandre o Grande. Em 214 a.C., caiu outra vez a Antíoco o Grande, o líder selêucido da Síria. Durante o período romano, pertencia à província da Ásia, mas nunca mais recuperou o seu prestígio. Era uma cidade com um passado glorioso e um presente de pouca importância em termos políticos e comerciais. 

Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus. (Apocalipse 3:2

As obras da igreja de Sardes, não eram “perfeitas” diante de Deus, não havia santidade em seu meio, a aparência e a hipocrisia era o que dominava a igreja de Sardes, e é o que tem acontecido no nosso meio atualmente, seria um tolo em achar que isto apenas aconteceu na igreja de Sardes, assim como as outras seis igrejas menciona problemas, falta de amor, tolerância ao pecado, trono de satanás, mortos espiritualmente, igreja morna, fiel até a morte, e guarda a palavra, assim é muitos lugares e cristãos atual, mas Cristo diz a igreja de Sardes e a nós: “Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer”, em Sardes como em muitos lugares hoje, há os remanescentes servos do Senhor Jesus, buscam a Cristo e não vivem de aparência, são sinceros diante de Cristo e o adoram em espirito e em verdade, e são esses no qual é essa palavra diz, seja vigilante!! Temos que vigiar e como a epistola de Judas diz: e apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;
E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.
(Judas 1:22-23)  E é isso que temos que fazer, talvez você esteja em uma congregação morta espiritualmente, mas confirme o restante que esta para morrer, devemos ter olhares de misericórdia e fortalecer os fracos que caminham para a morte espiritual, e isso era o que tinha que fazer os cristãos sinceros que habita no meio da hipocrisia e a aparência da igreja de Sardes.

Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. (Apocalipse 3:3

Lembra-te, como muitos já se esqueceram da essência do amor de Cristo, já não se lembram do tempo em que louvavam a Cristo com sinceridade, da suas orações na madrugada, das vigílias em que buscavam a face do Senhor Jesus, lembra-te!! Muitos morreram pois já se esqueceram do que Cristo fez por nós pecadores, quantos e você pode ser um que ler e reler a mensagem da cruz, mas em nossos corações já não há mais constrangimento pelo amor de Cristo, não vive mais em santidade e muito menos a alegria do Senhor é a sua força.
O arrependimento é a única salvação para os que morrem espiritualmente, não há outras maneiras para se ressuscitar os mortos, somente indo aos pés de Cristo encontrarão a salvação para suas almas, não há outra maneira a não ser se arrepender e era isso que Cristo anunciava  a igreja de Sardes, pois Ele mesmo disse: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. (João 11:25) Somente  se arrependendo e crendo em Cristo, Ele pode ressuscitar os que morreram espiritualmente. 

“Virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei” muitos dos que morreram já dizem em seus coração “o Senhor não vê” “ não tem problema isso” perderam o temor do Senhor em seus corações com sua morte espiritual, e isso os tem levado a destruição e assim como Sardes foi destruída, muitos por falta de arrependimento serão! Esquecem que Cristo virá a eles como um ladrão, não tem dia e muito menos hora, mas o juízo dele virá e não tardará. 

Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. (Apocalipse 3:4

Ainda existe aqueles que viverão com Cristo, os quais não sujaram suas vestes, mas antes as lavaram no sangue do Cordeiro de Deus, e alvo mais que a neve são, Sardes foi destruída e hoje apenas ruinas restam do templo que ali havia, mas aqueles que não se contaminaram suas vestes, no Dia do Senhor estarão com Ele pois dignas são, e que nós venhamos a manter nossas vestes limpas, ou seja que a nossa vida seja cheia da plenitude de Cristo e venhamos a perseverar no caminho da salvação, para que um dia você e eu sejamos dignos de habitar com Ele em gloria. Pois Ele vem!! E estejamos preparados indo a Cristo a cada dia. 

Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaías 1:18

Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. (Eclesiastes 9:8)

Há muitas promessas que o Senhor que fazer ao que vencer, temos que lutar contra nossos desejos e viver com Cristo, não nos deixando contaminar pelos que já morreram e apiedando-se dos que estão caminhando para a morte espiritual, sendo vigilantes e sempre nos lembrando do sacrifício de Cristo na cruz, e sabendo a cada manhã que Jesus vive e nele temos a vida eterna.

O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. (Apocalipse 3:5

Essa é a mensagem que Cristo tem falado a sua igreja em nossos dias, meditemos na palavra do Senhor e a guardemos em nossos corações. 

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 3:6)


 /Alef da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário