quarta-feira, 16 de abril de 2014

Um Coração Puro



Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. (Mateus 5:8)

Os limpos de coração, muitas das vezes é o que mais é demorado para ser moldado e transformado em nosso ser, ser limpo de coração ou um coração puro, é mais além do que apenas dizer que ama a seu irmão ou ajudar o próximo fazendo caridade. Ter um coração puro é um coração fortalecido na presença do Pai, não se deixando contaminar com as coisas e desejos que o mundo tem oferecido a cada dia para nós através das concupiscência que está em nossos olhos, mente que muitas das vezes atinge nosso coração.

Temos que ter um cuidado com o nosso coração, não se trata de fazer tratamentos na medicina mas espiritualmente, o coração examinando a palavra nos diz muitas coisas, talvez algumas que você esteja passando pelo momento.

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
(Mateus 15:18-19)  Podemos ver que o coração do homem não há apenas desejos bons, mas possui quando em contato com a iniquidade os piores desejos e atitudes, por isso a luta é constante para se buscar um coração puro e limpo a cada dia. Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. (Mateus 12:34b)

Irmãos um coração limpo é o que temos que lutar em oração e santificação para ter, porque somente os limpos de coração verão a Deus (Mateus 5:8) essa era a luta constante do servo de Deus o salmista e rei Davi, este era um jovem segundo o coração de Deus, mas ele tinha a consciência do que há no coração do homem, Davi por falta de vigilância acabou deixando o seu próprio coração de contaminar pois cometeu um adultério e como Jesus disse isto procede do coração, por isso a sua oração descrita no salmo 51 ele declara,
cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. (Salmos 51:10)   Essa foi a oração desse homem, pedindo um coração puro.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. (Salmos 119:11)  Tendo a palavra do Senhor em nosso coração nos leva a não pecar contra o Senhor mas sim a teme-lo.  Atualmente muitos cristãos dizem que se senti em seu coração para fazer algo ou dizer para alguém, e muitos não aceitam a palavra de Deus e suas correções por “não senti no seu coração que foi com ele” isto é terrível !! Pois isso tem levado muitos a perdição pois não servem ao Senhor com a sua consciência mas sim pela sua emoção carnal e com um coração perverso. Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.
(Jeremias 17:9-10)  A palavra nos orienta que enganoso é o coração, por isso não devemos apenas ser guiados por emoções e sentimentos que há no coração, mas sim pela palavra de Deus e sabendo discernir a voz do Senhor  conosco em sua palavra, nesse momento o Senhor está sondando os nossos corações e os nossos caminhos e receberemos os nossos frutos segundo nossas ações.

Por isso temos que ter nossa confiança totalmente no Senhor, e não em nosso coração mas buscar a cada dia a santificação para alcançar um coração limpo e puro
sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

Guardando o nosso coração das concupiscência e enganos desse mundo, este  foi o conselho de Salomão em provérbios, pois do coração procede as fontes da vida e com um coração puro e limpo podemos oferecer ao Senhor o melhor louvor devido ao seu nome e sua santidade.
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15:8)

SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
(Salmos 15:1-2) 

A verdade, a palavra, nos ajuda a ter um coração puro e não pecar contra o Senhor e tudo isto que podemos evitar sobre obras carnais é seguindo os frutos do Espirito os quais são:
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22)  Assim podemos seguir a Cristo purificando o nosso coração para que ele se torne limpo juntamente com os frutos do Espirito e assim veremos a Deus e segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. (Hebreus 12:14)

/Alef da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário