quinta-feira, 17 de abril de 2014

As Sete Igrejas do Apocalipse




João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono.
(Apocalipse 1:4) 
Uma mensagem atual que temos vivido em nossos dias é a mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo as sete igrejas da Ásia, Deus em sua infinita graça através do Espirito Santo uma mensagem aonde se tem vivida em nossos dias e será até a consumação dos séculos.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.
(Apocalipse 1:11)  Essas são as sete igrejas da Ásia igrejas aonde receberam o evangelho de nosso Senhor Jesus por intermédio dos apóstolo de nosso Senhor e de seus companheiros de viagem. Escrito pelo apóstolo João ainda quando estava na ilha de Patmos , em revelação do Senhor Jesus, João foi designado para escrever para essas igrejas e seus pastores que ali estavam, orientações, consolos, exortações e repreensões.

Mas o que é que tais igrejas da época da igreja primitiva tem tão em comum com a que o que vivemos atualmente? Talvez você já tenha estudado sobre estas igrejas em seu curso de teologia, mas ainda assim a mensagem que nos traz é mais profunda do que apenas um estudo de teologia ou escatologia, podemos e devemos estudar as escrituras mas a pratica em nossas vidas tem que ser prioridade sobre as sagradas letras.

Muitos dizem que vivemos tempos da igreja de Laodicéia, porém examinando as escrituras e as situações em que passamos e vemos a cada dia podemos perceber que se olharmos dentro das escrituras sobre as sete igrejas iremos ver , templos e pessoas ou até mesmo nós agindo como cada uma delas.

A primeira igreja a ser enviada a carta foi para a de Éfeso ( Apocalipse 2:1)  na carta para Éfeso se destaca como uma igreja perseverante no caminho do Senhor que denunciava os hereges que tinha em sua época
conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. (Apocalipse 2:2)  Uma igreja que sofria mas não negava o nome de Cristo porém está igreja tinha perdido o seu primeiro amor ( Apocalipse 2:4)  e muitos hoje em dia assim se encontram, talvez você seja um que não aceita o pecado porém já não tem mais em ti o primeiro amor ou seja a essência que te faz viver, hoje muitos denunciam o pecado e perseveram mas já não há mais o primeiro amor e com isso ainda que façamos as maiores obras ou venhamos a ter dons sem o amor nada vale. (1 Corintios 13)

A segunda igreja foi a de Esmirna ( Apocalipse 2:8), está igreja foi uma igreja perseguida padeceu por muitas lutas e tribulações, mas há uma diferença o Senhor Jesus diz: Conheço as tuas obras ( Apocalipse 2:9a) para a igreja de Esmirna o Senhor conhecer as suas obras e lutas a fez ver que o Senhor era com ela, contudo esta igreja ia enfrenta grande luta
nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (Apocalipse 2:10)  Mas se fiel até a morte foi o conselho do Senhor Jesus a essa igreja pois Deus conhece as nossas obras, mesmo vivendo em lutas e tribulações nossa vida tem que está firmada em Cristo não temendo o que padecer.

A terceira igreja foi a de Pérgamo, como para a igreja de Esmirna o Senhor Jesus se apresenta dizendo que conhece a suas obras, mas as pessoas de Pérgamo habitava em um lugar aonde muitos estão aonde tem o trono de satanás, como no dia de Antipas fiel testemunha do Senhor, o bispo da cidade de Pérgamo e discípulo de João foi morto em meios as perseguições do imperador Nero por volta de 68 d.C. Mas havia muitas doutrinas fora dos ensinamentos do Senhor que fez com que muitos dessa igreja se pervertessem e assim abandonasse o caminho de Cristo como as doutrinas de Balaão e dos Nicolaitas mas ainda assim o Senhor a exorta ao arrependimento.

A quarta igreja a de Tiatira ( Apocalipse 2:18) está igreja se demonstra pelas suas obras, obras nas quais eram maiores do que as primeiras, e o Senhor a conhecia e a fé que tinha esta igreja em meio as lutas e dificuldades, porém tolerava Jezabel uma mulher que trouxe uma doutrina aonde levou muitos a perdição, atualmente muitas denominações tem suas obras maiores que as primeiras ainda que assim tenha que tolerar algumas Jezabel dentro de suas denominações pois o que importa é a quantidade e para que seja maior que a primeira e mesmo assim muitos sendo destruído pelas vaidades e os levando a idolatria da atualidade.

A quinta igreja era a de Sardes ( Apocalipse  5:1) aquela que tem nome de que vive mas está morta. Assim é a igreja de Sardes, e muitos cristão atual, nome de que vive mas já morreram espiritualmente, aparentam ser uma benção diante de homens ou usados por Deus, teólogos, louvam, mas mesmo assim já morreram por dentro, a sua aparência é boa mas a sua vida espiritual tem sido destruída a cada dia e se não bastasse isso há muitas denominações “avivadas” que já morreram pelo pecado, porém contudo como em Sardes houve pessoas que perseveraram na sã doutrina da palavra e não sujaram suas vestes estes serão os que estarão com Cristo pois mesmo em meio aos mortos o Senhor tem aqueles que o adora.
Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso. (Apocalipse 3:4)

A sexta igreja foi a de Filadélfia ( Apocalipse 3:7) está igreja dentre as sete igrejas descrita em apocalipse, é a que mais guardou a palavra do Senhor, este são os fiéis que ainda em nossos dias tem guardado a palavra do Senhor, mesmo em meio a suas poucas forças, aqueles que perseveram e não se corrompem com as doutrinas dos homens mas anda de acordo com a doutrina única de Cristo Jesus e os seus mandamentos,
como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
(Apocalipse 3:10-11) 

A sétima e ultima igreja é a de Laodicéia ( Apocalipse 3:14) está igreja descreve como as demais outras situações que estamos vivendo na igreja da Cristo, o compromisso com o mundo e a as coisas de Deus, faz com que esta igreja seja uma igreja morna, não é frio e nem quente, mas sim uma igreja que não tem um posicionamento na presença de Deus, e muitos seguem essas praticas vivem no mundo em pecado e ao mesmo tempo com as coisas santas de Deus.
A autossuficiência desta igreja descreve muitos, que acham que tem o poder, porque são ministros da palavra, ou tem um grupo em sua denominação, pessoas que confiam em si mesmo e não em Jesus Cristo
e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. (Apocalipse 3:17) 

Podemos ver nas sete igrejas que há semelhanças em nossos dias, ou talvez você está sendo descrita em alguma delas. Voltemos ao Senhor e a sua palavra pois a vinda do Senhor Jesus se aproxima e a sua palavra está se cumprindo a cada dia.

Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. (Apocalipse 3:19)

Que Deus te abençoe.

/Alef da Silva

Um comentário:

  1. um estudo maravilhoso e isto que precisamos o meu povo esta morrendo por falta de conhecimento

    ResponderExcluir