quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

ESTUDO ( CARTA AOS EFÉSIOS)




Autor: O Apóstolo Paulo

Data: Cerca  de  62 d.C.

Tema: Cristo e a sua igreja

Palavras-Chave: Glória, corpo, lugares celestes.

Versículo Chave: Ef 1.3


 
Em baixo mostraremos o gigantesco teatro de Éfeso visto do alto do terceiro lance de degraus ou assentos. Presume-se que foi neste teatro que houve o alvoroço provocado por aqueles cujo sustento dependia da fabricação de nichos da deusa Artêmis (a Diana dos efésios).





(Estas ruínas fazem parte da igreja dedicada a João, construída por Justiniano no VI Século)

INTRODUÇÃO


Paulo dedicou a vida a ensinar aos gentios que eles podiam ser cristãos sem se tornar prosélitos dos judeus. Em geral, isso desagradava a estes porquanto, na sua concepção, a Lei mosaica obrigava a todos, e tinham preconceitos contra os gentios incircuncisos que se atrevia mas eterna conta de discípulos do Messias judeu. Por um lado, Paulo ensinava aos gentios que permanecessem firmes como rochedo na liberdade que tinham em Cristo, como fez nas cartas aos Gálatas e a os Romanos; por outro lado, não queria que esses gentios tivessem preconceitos contra os judeus, seus companheiros cristãos, antes, queria que os considerassem como irmãos em Cristo. Não queria ver duas igrejas: Uma judaica e outra gentílica, mas uma igreja, isto é , judeus e gentios, formando uma unidade em Cristo. Seu gesto em favor dessa unidade, visando os elementos judaicos da igreja, foi a grande oferta em dinheiro que levantou nas igrejas gentílicas, a o fim de sua terceira viagem missionária, em prol dos crentes pobres da igreja-mãe em Jerusalém, At21. Esperava que esta demonstração de amor cristão levasse os cristãos judeus a ser mais benévolos para com os seus irmãos gentios. Seu gesto em favor dessa mesma unidade, tendo em mira os elementos gentílicos da Igreja, foi esta Epístola, escrita ao principal centro de seus convertidos gentios, onde exalta a unidade, universalidade e grandeza indizível do corpo de Cristo. Para o Apóstolo, Cristo era algo imenso, em quem havia lugar não somente para as pessoas das mais diferentes raças, pontos de vista e preconceitos, mas que possuía o poder de resolver todos os problemas da humanidade, bem como levar a unir-se e harmonizar-se com Deus não só toda a vida da sociedade e da família, Ef5.22-6.9, como até as miríades de seres do universo invisível, Ef3.10. Para Samuel Taylor Coleridge a Epístola é“ uma das composições mais divina que existem”

AUTOR

Duas vezes na Epístolas e diz que foi Paulo quem a escreveu, Ef1.1;3.1. Autoria reforçada pelas evidências internas e externas.

DATA

Esta é uma das quatro “Epístolas da prisão” , escritas por Paulo quando detento em Roma(60-62d.C); as outras foram Filipenses, Colossenses e Filemom, conduzidas pelos mesmos portadores, Ef6.21;Cl4.7-9;Fm10-12. Houve outra que não existe hoje,Cl4.16.

PROPÓSITO


Explicar o eterno propósito e a graça de Deus e o salvos que ele tem para a Igreja. A principal doutrina é a salvação. Paulo, em oração, deseja que os seus leitores cresçam na fé, no amor, na sabedoria e na revelação do Pai da glória.

VISÃO PANORÃMICA


A Epístola aborda em síntese dois temas fundamentais: Primeiro, como somos redimidos por Deus nos capítulos de 1a3. Segundo, Como nós, os redimidos, devemos viver, nos capítulos 4a6.

CINCO CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS

1. A revelação da grande verdade teológica dos capítulos 1-3 é interrompida por duas orações de Paulo. A primeira em Ef1.15-2 3 e a segunda em Ef3.14-21.

2. A expressão “em Cristo” aparece 106 vezes nas epístolas, somente em Éfeso, aparece 36 vezes.

3. A Epístola salienta o propósito e alvo eterno de Deus para a Igreja.


4. Há referências à várias operações do Espírito Santo na vida do crente, Ef1.13,14,17;2.18;3.5,16,20;4.3,4,30;5.18;6.17,18.

5. Efésios é tida, como epístola gêmea em virtude de das semelhanças de conteúdo, e terem sido escritas na mesma época.


CRISTO REVELADO

Capítulo1–Ele é o redentor,Ef1.7

Capítulo2–Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus e também entre os homens, Ef2.11-18

Capítulo3–Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida, Ef3.8.

Capítulo4– Ele é o doador de dons ministeriais à Igreja, Ef4.7-11.

Capítulo 5 – Ele é o marido modelo, Ef 5.25-27,32.

Capítulo6–Ele é o Senhor, poderoso na batalha, e a o mesmo tempo, a força para a vitória do seu povo contra as astutas ciladas do maligno, Ef6.10.

Fonte: Epistolas Paulinas e Gerais
/Alef da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário