terça-feira, 28 de janeiro de 2014

ESTUDO - O LIVRO DE ISAÍAS ( PARTE 1)


A paz meus irmãos estarei postando um estudo sobre o livro do profeta Isaías que todos possam aproveita esse estudo sobre Isaías.

O livro de Isaías



Isaías cerca de 700 a.C – 680 a.C
Tema: Juízo e Salvação.

Palavras chave: Salvação. Redentor. Justiça, Paz e Consolo.

Os sessenta e seis capítulos de Isaías podem ser divididos naturalmente em duas seções: 1-39 e 40- 66.
Nas divisões de Isaías e da Bíblia, o fio que as ata
1 é a obra redentora de Cristo.

A Primeira seção de Isaías ( 1-39)

Dos capítulos 1-12, Isaías adverte Israel e denuncia os pecados de Judá, idolatria, imoralidade e prosperidade enganadora e enganos sociais, em meio as mensagens de condenação grandes profecias messiânicas (
Is 2.4; 7.14; 9.6,7; 11.1-9)
testemunho do profeta sobre sua purificação e encargo profético ( Is 6).
2. 13-23 condena as nações por causa de seus pecados.
3. 24-35 contem promessas proféticas de salvação e juízo.
4. 36-39 registra a história do rei Ezequias que forma um paralelo com 2 Reis 18 13-20.21

A Segunda seção de Isaías ( 40-66)

Traz profecias mais profundas da bíblia e a respeito de Deus e do seu plano de redenção.
Esses capítulos inspiraram o consolo do povo durante o fim do reinado de Ezequias (Is 38-5). Tais promessas vai além da experiência dos exilados mas preveem a vinda de Jesus Cristo e sua morte expiatória ( Is 53).
Condena a cegueira espiritual ( Is 42. 18-25) recomenta a oração intercessória e o trabalho espiritual do povo de Deus, para que se cumpra todas as promessas. ( Is 56.6-8; 62.1-2,6,7;66:7-18).


Autor


Isaías significa o Senhor Salva, filho de Amós exerceu seu ministério nos reinados de quatro reis de Judá: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.
 Isaías foi cerrado ao meio segundo as tradições ( Hb 11:37) pelo filho de Ezequias o rei ímpio Manassés. Isaías provavelmente veio de uma família tradicional de Jerusalém, era um homem cultíssimo e tinha o dom de poesia. Era familiarizado com a realeza e aconselhava os reis sobre à politica externa de Judá. E Considerado o mais literário e influente dos profetas. Casado com uma profetisa tinha dois filhos com nomes simbólicos a mensagens a nação.  
Isaías era da mesma época que Oséias e Miquéias.
Profetizou durante a expansão do império Assírio, o colapso de Israel (reino do Norte) e o declínio espiritual de Judá (reino do Sul). Advertiu o rei Acaz a não buscar ajuda dos assírios contra Israel e a Síria. Advertiu o rei Ezequias a não fazer aliança com nações estrangeiras e contra a Assíria. Exortou a confiar somente no Senhor (Is 7. 3-7; 30 1-17).
Sua maior influencia foi sobre o reinado de Ezequias.
 


     Características Especiais sobre  o Livro de Isaías



1 – Grande parte está escrita em forma poética e insuperável joia literária.
2 – Chamado “Profeta Evangélico” porque, entre todos os profetas do Antigo Testamento tem as profecias mais claras sobre Jesus Cristo.
3 – Sua visão sobre a cruz (Is 53) é a profecia mais detalhada sobre a morte de Jesus Cristo.
4 – É o mais extenso e teológico livro profético do Antigo Testamento, fala desde a criação dos céus ( Is 42:5) e fala do futuro novos céus e a nova terra ( Is 65:17; 66:22).
5 – Contém mais revelação a respeito da natureza, majestade e santidade de Deus do que qualquer outro livro do Antigo Testamento, o Deus de Isaías é Santo e Todo Poderoso sua expressão favorita para Deus é “ Santo de Israel”.
6 – Isaías cujo nome significa “ O Senhor Salva” é o profeta da salvação, ele prega a palavra salvação três vezes a mais que qualquer demais livros proféticos  do Antigo Testamento. Ele revela que o propósito da salvação será somente realizado através do Messias.
7 – Isaías faz frequentes menções aos eventos em que o poder de Deus operou na história de Israel o Êxodo ( Is 4 : 5-6; 11:5; 31:5; 43:16-17) a destruição de Sodoma e Gomorra ( Is 1:9) a vitória de Gideão sobre os midianitas ( Is 9:4; 10:26; 28;21 ). Além disso fez menções ao cântico de Moisés em Deuteronômio 32 ( Is 1:2; 30:17; 43;11-13).
8 – Isaías é juntamente com Deuteronômio e Salmos o livro mais mencionado no Novo Testamento.


Fonte: ( Livro os Profetas Maiores Edição 2012) IBADEP - Instituto Bíblico da Assembleia de Deus - Ensino e Pesquisa.


 


/Alef da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário